terça-feira, 27 de setembro de 2011

Caçando Ratos


O dragão - símbolo do poder no folclore chinês - mostra suas garras. A China vem crescendo e tomando importância na economia e política mundial. O país é um forte candidato para a liderança da atual Ordem Mundial. Segundo a arte chinesa, o dragão amarelo aparece nos momentos mais propícios à sua vitória. Atualmente, a China é uma das economias que mais crescem no mundo apresentando um índice de crescimento equivalente a 10,3% ao ano. Além disso, atingiu, também, um PIB de 6,05 trilhões de dólares recentemente, quando se tornou a segunda maior economia do mundo e ganhou, dessa forma, o papel representativo de 15% da economia mundial.

A participação na Apec (A cooperação econômica Ásia-Pacífico) reflete o desenvolvimento chinês, já que, desde a fundação do bloco, foi obtido um crescimento aproximado de 395% (triplicação do PIB) e a atual responsabilidade por 46% das exportações mundiais. Os principais objetivos da Apec são: crescimento econômico, geração de novos postos de trabalho e melhoria de vida dos cidadãos.

Não obstante, o Estado chinês é um membro permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). O estabelecimento da Nova Ordem Econômica Mundial visando a paz e o desenvolvimento são objetivos chineses. Por conseguinte, o país tem maior participação e influência mundial, podendo concluir que "o dragão está, realmente, à solta". A Ordem Mundial vivida pode ser decorrente da hegemonia chinesa. As mudanças econômicas e políticas são indícios da presença do dragão chinês. Afinal, a cultura chinesa afirma que o dragão aparece quando o momento é favorável e a perfeição pode ser atingida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário